Descubra se você foi espionado pelo governo americano

Descubra se você foi espionado pelo governo americano

Uma ferramenta online permite a pessoas comuns descobrir se seus dados foram compartilhados por agências de inteligência como a NSA

RAFAEL CISCATI
17/09/2015 - 16h53 - Atualizado 17/09/2015 18h00
Edward Snowden, ex-agente da CIA, revelou os programas de vigilância secreta do governo norte-americano (Foto: THE GUARDIAN/Glenn Greenwald/Laura Poitras)
Levo comigo a certeza de que Obama conhece todos os segredos que já compartilhei com amigos.  As coisas escabrosas que contei por whatsapp, as coisas constrangedoras que falei pelo Messenger. Obama sabe, Obama viu. Pode admitir: desde que Edward Snowdenpôs a boca no trombone para contar que a Agência de Segurança Nacional americana (NSA) espiona cidadãos em todo o mundo, você também tem a impressão de que o governo é o terceiro membro indesejado naquela conversa delicada.

>> Corte dos EUA decide que programa de espionagem telefônica da NSA é ilegal

Agora, há um meio de você saber se já foi alvo de espionagem. O processo é simples e requer que você somente preencha um formulário online.

A ONG britânica Privacy International criou uma ferramenta onlineque facilita ao cidadão comum descobrir se a NSA e seu equivalente britânico, a GCHQ, compartilharam informações sobre ele. Bastapreencher um formulário com informações pessoais no site da ONG – nome, número de telefone e email. Se uma das duas agências te espionou e entregou essa informação para a outra, elas serão obrigadas a te informar. Você terá acesso a esses dados e vai poder pedir que eles sejam apagados.

>> Senado dos EUA aprova lei que limita espionagem contra seus próprios cidadãos

O formulário existe graças a uma vitória jurídica que a Privacy International obteve no começo deste ano. Graças a pressões da ONG, o Tribunal de Poderes de Investigação do Reino Unido determinou que a cooperação da GCHQ com a NSA era ilegal. As informações obtidas graças a essa dobradinha, portanto, foram obtidas de maneira ilegal também.

>> Laura Poitras: A guardiã dos seus segredos

Antes de preencher seu formulário, tenho alguns recados. Para ter acesso a essas informações, os interessados têm de preencher o formulário até o dia 5 de dezembro. A consulta não é imediata. Leva um tempo para você descobrir o que essas agências sabem sobre você porque, para obter essa informação, a Privacy International envia seus dados para o Tribunal de Poderes do Reino Unido e faz um pedido de consulta. O formulário funciona como um intermediário cômodo, mas não faz milagres. A última questão é que, para fazer o pedido por informações, você precisa entregar dados pessoais aos britânicos. Isso te deixa potencialmente vulnerável, mas é o jeito.

>> Mais reportagens sobre espionagem

A ferramenta é aberta para pessoas em todo o mundo – visto que pessoas de qualquer parte do mundo podem ter sido espionadas. Mas, convenhamos, são grandes as chances de eu e você termos passado incólumes pelo radar da inteligência americana. Eu vou preencher meu formulário. Se descobrir algo interessante, conto para vocês. (Até lá, Obama, bico calado).

0 comentário "Descubra se você foi espionado pelo governo americano"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários