Centro de Segurança da Copa terá 30 câmeras perto de estádio em Itaquera

Cerca de 41 órgãos vão contribuir com monitoramento em SP.
Entorno do estádio e região de Fan Fests serão prioridades.

Amanda PrevidelliDo G1 São Paulo
Sala de operações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, na Luz, Centro de São Paulo (Foto: Amanda Previdelli/G1)Sala de operações do Centro Integrado de Comando e Controle Regional, na Luz, Centro de São Paulo
(Foto: Amanda Previdelli/G1)
Trinta câmeras vão vigiar cada metro do entorno do estádio Arena Corinthians, na Zona Leste de São Paulo, a partir de 10 de junho. A área passará a ser monitorada 24 horas por dia junto com as imagens de mais de 500 outras câmeras espalhadas pela cidade. A vigilância será feita pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), na Luz, Centro da capital paulista, que funciona desde sexta-feira (23).

“O Centro ficará como centro de inteligência para o estado depois da Copa. É um bom exemplo de legado na área da Segurança Pública e Defesa Civil”, disse o governador Geraldo Alckmin, que visitou o estabelecimento nesta segunda-feira (26).
Além das câmeras já instaladas, a cidade receberá cinco Centros de Controle Móveis (três carretas e duas plataformas de observação elevada) para que a Polícia Militar monitore jogos, "fan fests", que são locais de encontro dos torcedores com telões em dias de jogo, como no Vale do Anhangabaú, no Centro, e outros eventos e pontos estratégicos em relação à Copa.
De acordo com o governador, houve um investimento de R$ 66 milhões do governo federal em tecnologia e R$ 2,5 milhões do estado para reforma do prédio.
Área cercada com chão de gesso, coberto às pressas no Centro (Foto: Amanda Previdelli/G1)Área com gesso no chão: segundo funcionário, não "deu tempo de terminar" (Foto: Amanda Previdelli/G1)
A sala de operações tem 53 assentos e uma parede com monitores que integra as imagens de pelo menos 41 órgãos como polícias Militar, Civil, Técnico-científica, Federal, Bombeiros, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Forças Armadas e órgãos municipais. Entre uma sala e outra, porém, um círculo de gesso cercado por um corrimão, bem no centro da passagem, chamou atenção.
À reportagem do G1, um funcionário do CICCR confessou: “não deu tempo de terminar, aí taparam com gesso. Colocaram o corrimão em volta porque fica perigoso, né?”, disse.
O Centro funcionará a toda capacidade até 18 de junho. Depois, o secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, explicou que ele continuará atuando, mas com menos funcionários.
“Aqui é tudo filmado e vai tudo sendo monitorado e sendo acompanhado online. Você pode tomar medidas muito rápidas e pode orientar a ação de segurança, de defesa, de trânsito, você pode orientar tudo através desse Centro Integrado de Comando”, afirmou o governador.
Efetivo total
Segundo a Polícia Militar, os dias de jogo contarão com "efetivo total nas ruas", para garantir a segurança da população.
"Cem por cento do efetivo qu eu tiver disponível vai para as ruas. Não vamos deixar nada, nenhuma manifestação, atrapalhar o caminho do torcedor", afirmou o coronel Benedito Roberto Meira, comandante geral da PM.
Sala de crise do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (Foto: Amanda Previdelli/G1)

0 comentário " "

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários